Os Mestre

Aqui ocê vai vê e ouvi os mestre contadô dos causos e cantigas que encontramos nessas poeiras estradas do serTÃOBrasil.


Dona Aristélia     São Bernardo do Campo / Causo do Sanguranguran
Baiana de 70 anos, marcada pelo relho da vida e ainda assim cheia de sorrisos de criança. Essa senhorinha que vive em São Bernardo do Campo com seus filhos e netos, quando abre a boca, é para rir, pra contar e pra cantar.

Nos falou do "Causo do Sanguranguran", "Do Dia que Lampião foi para o Inferno e lá Desbancou o Diabo", contou o "Causo de uma Flauta Encantada", feita de bambu e tantos outros que seu pai, há muitos anos, lá no sertão sem fim da Bahia, contava para ela e seus irmãos, quando todos iam deitar.

Aí se juntavam, junto juntinhos, todos pequeninos, sentados no chão de terra batida da palhoça na roça e viajavam, na voz do roceiro, plantador e semeador. Iam e voltavam só no raiar do dia.
Hoje, Dona Aristélia, ou Dona Stela, como o povo a chama se encanta com as letras que aprende no EJA, assim como com os causos de seu pai.


Mas nem tudo foi sorriso... Não. Apanhou, sofreu, surra de vara de marmelo, "Ai mãe!". Casou... Com quem não queria, mas casou. Teve filho, filhos. Apanhou de novo. Mas uma hora... Basta! Viajou e se foi: desceu até o Paraguai. De lá, pro São Paulo, São Bernardo onde encontrou aquele com quem, há tempos de meninice, queria casar-se.

Ave... Mas tem se esquecido um pouco do contar e do cantar e disso reclama, "Fala isso pro povo todo, viu menino?!". A filharada, a netaiada não quer saber de como em antes: sentar aos redor dos velhos e ouvir suas façanhas histórias. Eu quero, Dona Aristélia. Me conta mais.

Dona Aristélia... Oh Dona Aristélia. Muito agradecido, gradamo demais da conta da senhora e dos seus causos.

fotos: Cris Abreu



Nenhum comentário:

Postar um comentário